Livro: O Milagre da Manhã

Você costuma apertar o botão soneca do despertador? Sim?! Então você começa seu dia se recusando a viver a sua realidade.

É claro que talvez você não acione a função soneca por uma extrema necessidade de se levantar, talvez você seja responsável por pagar as suas próprias contas, por exemplo. E é por isso que o livro de Hal Elrod (2012), é muito útil para quem tem o privilégio de acordar mais cedo para dar um tempo a si mesmo.

O livro apresenta seis atividades para incluir na sua rotina matinal:

  1. Silêncio:

Comece o dia praticando o silêncio. Dedique-se a reflexões, respirações, orações, meditação, etc. Esse é o momento para que você possa se concentrar consigo, um momento reflexivo no qual você se manterá em tranquilidade.
Minha técnica favorita para essa atividade é a meditação, é muito fácil encontrar aplicativos e vídeos no YouTube que podem te auxiliar nesse momento.

Duração da atividade: 10 minutos

  1. Afirmações

Esse é o momento de repetir afirmações positivas para seu desenvolvimento pessoal. Anote as afirmações que refletem o que você deseja para se desenvolver, leia em voz alta, esteja concentrado nas emoções que surgem a partir da repetição dessas afirmações.
Para esse momento eu costumo usar frases curtas como “Eu quero ser mais produtiva” ou “Eu quero ser uma GIRLBOSS”, porém a minha favorita é a oração de São Francisco. Não me considero católica, mas acredito no Deus do cristianismo e as palavras dessa oração são afirmativas carregadas de amor.

Duração da atividade: 5 minutos

  1. Visualizações

Essa é a prática mais problemática pois eu estou a todo momento visualizando as atividades que eu gostaria de realizar e os resultados finais (projetos, sonhos, etc.), facilmente me perco da minha realidade devido a isso. No entanto, essa prática é importante para que não se esqueça dos seus objetivos e da motivação para alcançá-los.

Duração da atividade: 5 minutos

  1. Exercícios Físicos

Importante para começar o dia com disposição, melhora sua saúde e auxilia na sua organização mental e na concentração. Mesmo que seja por poucos minutos, há muito o que se ganhar com a prática de exercícios matinais.
Apesar de fazer academia, gosto de fazer algum exercício HIIT pela manhã, acompanho pelo YouTube (há muitos canais instrucionais), seguido de dançar ao som de alguma música que eu goste.

Duração da atividade: 20 minutos

  1. Leitura

Momento de alimentar seu cérebro com informações, você já se concentrou consigo e agora é o momento de expandir sua mente, mesmo que seja por poucos minutos, os livros têm esse potencial.
E quanto a isso, acho que é importante não somente focar na leitura para deleite. É claro que é importante sentir prazer nessa atividade, mas uma leitura mais informativa deve ser incluída na sua rotina.

Duração da atividade: 15 minutos

  1. Escrita

Seja um diário, no planner, uma lista, um pequeno relato sobre seu dia anterior, um resumo do que precisa fazer durante o dia, etc. Escreva. Nada melhor para desenvolver sua escrita do que o hábito, atrele isso ao hábito da leitura e essa habilidade será desenvolvida com eficácia.
Eu escrevo diário e no planner porque é basicamente isso que dá tempo de escrever antes de ir para o trabalho, mas eu não abro mão de organizar meu dia no papel.

Duração da atividade: 5 minutos

É claro que se você trabalha e/ou estuda, deverá acordar mais cedo para fazer essa rotina, eu venho tentado e obtive sucesso, tive que entrar para o “5 a.m. club” e sim, me sinto mais disposta. Espero que você também encontre seu jeito de começar bem o dia.

Abraço 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s